Abril marrom é o mês da campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e combate às diversas causas de cegueira. Seu principal objetivo, é conscientizar a população e reduzir a incidência dos principais problemas de visão.
Acordar, tomar o café da manhã, realizar o seu trabalho e descansar antes de se preparar para dormir. Você já imaginou deixar de enxergar tarefas simples do nosso dia a dia pela falta de uma consulta com um oftalmologista especialista? A visão é de grande importância nas interações sociais que fazemos e perder este sentido tão importante é realmente preocupante.
Existem doenças oculares que podem alterar nossa capacidade de enxergar, desde erros de refração mais comuns, como miopia e astigmatismo, até enfermidades que podem levar à cegueira.
De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a estimativa é de que o Brasil tenha mais de 1,5 milhão de pessoas cegas.
Entre as principais causas que podem levar à perda de visão, estão a Catarata, o Glaucoma, a Retinopatia Diabética e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).
Entenda algumas doenças oculares que podem levar à cegueira:
Catarata: com o avançar da idade, ocorre o envelhecimento do cristalino, uma lente natural do olho, que acomete pessoas acima dos 50 anos. Com o passar do tempo, ele fica mais fino, perde elasticidade e compromete o foco. Essa mudança torna a membrana opaca, formando uma espécie de mancha esbranquiçada no olho. Esse problema é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, segundo o Ministério da Saúde, e pode ser revertido com cirurgia, através da técnica da Facoemulsificação, um procedimento rápido, seguro e indolor.
Comments