Conheça as perguntas mais comuns sobre Cirurgia de Catarata respondidas pelo médico especialista Dr. Valny Laurini.
Como visto em nossa rede social, a catarata é uma condição ocular causada pelo envelhecimento que pode levar à perda progressiva da visão. O sintoma da visão embaçada é a mais comum, levando o paciente a procurar um oftalmologista.
O único tratamento da catarata é a cirurgia. A Facoemulsificação é a técnica mais avançada no tratamento e o procedimento é rápido, seguro e indolor com uso de anestesia tópica (colírio anestésico) antes e depois da cirurgia.
Conheça as 20 perguntas mais comuns, respondidas pelo oftalmologista especialista em catarata, Dr. Valny Laurini:
1. A catarata pode ser revertida sem cirurgia?
Atualmente não há outro tratamento que não seja o cirúrgico. A cirurgia é o método comprovado para reverter a catarata de forma eficaz. Isso porque, o médico remove o cristalino opaco e substitui por uma lente intraocular cristalina.
2. A cirurgia de catarata é perigosa?
Não. A cirurgia é considerada um procedimento seguro e eficaz, com uma alta taxa de sucesso.
3. Quanto tempo leva para se recuperar da cirurgia?
A recuperação pode variar de pessoa para pessoa. Após a cirurgia, geralmente a visão melhora dentro de alguns dias e a recuperação completa leva cerca de 4 a 6 semanas.
4. É possível prevenir a catarata?
Embora não seja possível prevenir completamente, algumas medidas podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver. Entre elas estão a alimentação saudável, a proteção contra raios UV, o controle do diabetes e o não uso do cigarro.
5. A catarata pode afetar crianças?
Sim. Nesses casos, teremos a catarata congênita ou juvenil, e pode ser causada por infecções durante a gravidez, problemas genéticos ou distúrbios metabólicos.
6. A catarata pode causar cegueira permanente?
Se não tratada, pode levar à perda progressiva da visão e causar cegueira. No entanto, a cirurgia de catarata pode restaurar a visão na maioria dos casos.
7. Quanto tempo dura a lente intraocular após a cirurgia?
As lentes intraoculares são feitas de materiais duráveis e geralmente duram a vida inteira do paciente. Raramente pode ocorrer complicações ou a necessidade de substituição da lente.
8. É possível ter catarata em apenas um olho?
É possível, embora seja mais comum em ambos os olhos. O desenvolvimento pode variar e um olho pode ser afetado mais cedo ou mais severamente que o outro.
9. A cirurgia pode corrigir outros problemas de visão?
A cirurgia não resolve outros problemas de doença ocular. No entanto, a substituição do cristalino por uma lente intraocular pode melhorar a visão em casos de miopia, hipermetropia ou astigmatismo.
10. A catarata pode voltar após a cirurgia?
Não. Em alguns casos, pode ocorrer a opacificação da cápsula posterior, que pode ser tratada com um procedimento a laser.
Se notar alterações, como visão embaçada, sensibilidade à luz ou dificuldade para enxergar à noite, é importante marcar uma consulta com um oftalmologista. O diagnóstico e o tratamento precoce são fundamentais para preservar a visão e prevenir complicações futuras.
Após a cirurgia, o paciente pode voltar à vida normal dentro das recomendações do médico. Já para tarefas como dirigir, é possível dentro de alguns dias, desde que a visão esteja adequada e a recuperação esteja progredindo bem.
留言