A cirurgia de Catarata é um dos procedimentos mais seguros e eficazes da atualidade. Consiste na retirada do cristalino para implante de uma lente intraocular.
Como vimos em nossa página do Facebook, a Catarata é o processo de opacificação do cristalino, lente natural dos olhos responsável pela focalização da imagem.
Além da função principal de lente focalizadora, o cristalino também tem papel importante como filtro que bloqueia parte da radiação ultravioleta nociva ao olho.
Geralmente depois dos 50 anos, a lente perde sua transparência, devido à idade, impedindo a passagem da luz.
A velocidade desta alteração varia de pessoa para pessoa e de um olho para o outro.
Apenas a idade causa o surgimento de Catarata?
Infelizmente não. Doenças sistêmicas como o Diabetes, alterações congênitas, uso de medicamentos (cortisona), traumas e inflamações dos olhos podem ser fatores predisponentes.
A mudança de hábitos para uma vida mais saudável e as consultas regulares a um médico oftalmologista é um grande passo para a prevenção e ao tratamento, caso seja identificado início do processo de opacificação.
Agora, se há histórico de complicações na família, as consultas se tornam indispensáveis, para um melhor acompanhamento da saúde ocular.
Como eu sei se estou com Catarata?
Caso não possua o hábito de frequentar um oftalmologista, infelizmente será possível identificar os sintomas apenas nas fases mais avançadas.
• Visão embaçada, amarelada e distorcidas;
• Necessidade de mais luz para enxergar com nitidez;
• Dirigir se torna perigoso, mesmo com o uso de óculos;
• Leitura fica mais difícil.
Estes são alguns dos sintomas mais comuns em pacientes que sofrem com os efeitos da Catarata.
Existe tratamento?
Não há tratamento clínico, com colírios, para reverter ou retardar o processo. O único tratamento eficaz para a Catarata é a cirurgia,
O procedimento é totalmente seguro, rápido e com o uso de anestesia, sendo recomendável a realização nos estágios iniciais. A Facoemulsificação é hoje a técnica mais segura para a remoção da Catarata e permite uma rápida recuperação visual.
O que é a Facoemulsificação?
É uma técnica cirúrgica na qual a Catarata é emulsificada e aspirada ao mesmo tempo. Embora seja um processo rápido, exige alta habilidade do cirurgião.
Após a retirada do Cristalino opacificado, coloca-se uma lente intra-ocular para restaurar a visão.
Afinal, quando devo retirar a Catarata?
Sua decisão deve ser feita tomadas com base nas avaliações do seu oftalmologista, único capaz de determinar o que é melhor para a sua visão.
Hoje com as técnicas modernas, o quanto antes for realizada a cirurgia, maior será sua segurança e recuperação visual.
Com o passar do tempo a Catarata envelhece, o que dificulta o procedimento cirúrgico.
Recuperação pós-cirúrgico
Após breve recuperação cirúrgica, o paciente recebe alta e liberado para casa. O retorno gradativo da visão inicia-se dentro de 24h, conforme o organismo do paciente. Em poucos dias, o paciente retoma suas atividades rotineiras, de acordo com as instruções do cirurgião.
Antes e após a cirurgia, serão prescritos medicamentos para acelerar a cicatrização e reduzir o risco de infecção.