Descubra os sintomas iniciais e as perguntas mais comuns quanto a cirurgia
Como vimos anteriormente, a Catarata é uma doença do envelhecimento natural do cristalino, comum em pessoas acima dos 60 anos de idade, denominada Catarata Senil, com tudo podem surgir em pessoas jovens e recém-nascidos.
Você sabia que a Catarata é a principal causa de cegueira reversível do mundo? Para tratar a doença, é preciso submeter-se a uma cirurgia de curta duração, sendo o oftalmologista especialista, o único a determinar se o paciente poderá ou não se submeter a ela.
A doença pode ser congênita ou adquirida.
A catarata congênita pode afetar somente um olho ou ambos e são hereditárias (vários tipos de doenças genéticas ou cromossômicas), estar relacionadas a distúrbios do metabolismo (galactosemia) ou ser causadas por infecções contraídas no útero (rubéola ou toxoplasmose) ou ainda por outra doença da mãe durante a gestação.
A catarata adquirida pode estar relacionada com a idade (envelhecimento mais ou menos precoce), metabólica (diabetes), patológica (uveítes), iatrogénica, radioativa, etc
1 - A catarata acomete sempre os dois olhos?
Não! Pode acometer apenas um, ou ambos os olhos, dependendo de sua causa.
A catarata relacionada à idade, doença sistêmica ou ao uso de corticoide, geralmente pode estar mais avançada em um dos olhos.
2 - Quais são os sintomas da catarata?
Sensação de visão embaçada, alteração contínua do grau dos óculos, maior sensibilidade à luz, espalhamento dos reflexos ao redor das luzes e cores desbotadas, são outros sintomas comuns.
Somente o oftalmologista poderá solicitar os exames necessários para a confirmação do diagnóstico, de modo a indicar o melhor procedimento cirúrgico para o tratamento.
3- Há alguma medida preventiva para evitar que a catarata apareça?
Não há como evitar a predisposição genética e nem o envelhecimento do cristalino. Porém, medidas preventivas podem ser realizadas visando reduzir fatores de risco:
• Reduzir o tabagismo • Proteger-se contra a radiação ultravioleta
• Evitar o uso de corticoides • Controlar o Diabetes Mellitus
• Evitar traumas nos olhos, como bolada ou pancada, são cuidados que podem ser eficazes na prevenção da catarata.
4- Existe Algum tratamento clínico para a catarata?
Não, o único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia.
5- Como é feita a cirurgia de Catarata?
A cirurgia da catarata consiste da remoção do cristalino opaco e sua substituição por uma lente intraocular para possibilitar a passagem da luz para o interior do olho.
A Facoemulsificação, é hoje a técnica mais segura para a remoção da Catarata e permite uma rápida recuperação visual.
6- A cirurgia de catarata é arriscada?
É extremamente seguro. É um procedimento microscópico de alta complexidade, porém, como qualquer procedimento invasivo, não é isento de riscos. A tecnologia atual Facoemulsificação e a experiência do cirurgião reduzem esse risco.
A saúde geral e ocular do paciente e o histórico familiar, são fatores que influenciam o resultado cirúrgico. Além disso, é fundamental que o paciente siga as orientações pré e pós operatórias de seu oftalmologista.
7- Como ter certeza se é o momento certo para operar a catarata ou se posso esperar mais alguns anos?
A indicação mais frequente da cirurgia de catarata é o desejo, por parte do paciente, de enxergar melhor, entretanto, o oftalmologista é o único hábil em fazer a indicação cirúrgica e o momento correto.
8- Devo operar os dois olhos simultaneamente ou um de cada vez?
O intervalo de tempo entre a cirurgia de catarata do primeiro para o segundo olho varia muito conforme o cirurgião, porém, existe, de um modo geral, um consenso de se evitar a realização da cirurgia de catarata bilateral simultânea. O resultado do primeiro olho poderá servir como base para melhor programação da próxima cirurgia.
9- Que tipo de anestesia é usada na cirurgia de catarata?
A anestesia é local podendo ser realizada somente com gotas anestésicas, ou através da injeção de pequena quantidade de anestésico local na região inferior da órbita.
O paciente pode se manter lúcido ou ligeiramente sedado. Nos casos de catarata em crianças ou adultos com dificuldades de controle dos movimentos ou de compreensão, a anestesia deve ser geral.
10- É verdade que a cirurgia de catarata é um procedimento simples e que pode ser realizada em poucos minutos?
A cirurgia da catarata não é um procedimento simples. De fato, o avanço dos equipamentos, como a Facoemulsificação, e as técnicas possibilitaram a redução no tempo de cirurgia.
11- Tenho miopia. A cirurgia de catarata resolverá este problema também?
Atualmente a cirurgia da catarata tem o potencial de corrigir o grau de olhos míopes, hipermetropes e astigmatas através das modernas lentes intraoculares. Porém temos que ressaltar que esta correção vai depender de múltiplos fatores como a técnica cirúrgica, cicatrização do paciente e principalmente o cálculo dos implantes intraoculares.
12- Após a cirurgia é preciso usar óculos?
É necessário entender a diferença entre independência dos óculos e eliminação total do grau. Mesmo com independência, pode haver necessidade de utilização de óculos para determinadas atividades. Além disso, características pessoais, oculares e das lentes intraoculares recomendadas para cada situação interferirão na maior ou menor independência dos óculos.
13- Quais são os cuidados no pós-operatório?
As orientações sobre os cuidados pós-operatórios são específicas para cada caso e serão fornecidas pelo oftalmologista.
14- Quanto tempo leva para a visão voltar ao normal após a cirurgia?
Depende do paciente. A melhora está relacionada com a intensidade da inflamação do olho ao procedimento cirúrgico. Diabetes e outras alterações também podem interferir na recuperação. É comum a visão ficar embaçada nos primeiros dias de pós-operatório. Havendo pouca ou nenhuma inflamação a visão se recupera rapidamente.
15- Existe risco da catarata voltar após a operação?
Não. Uma vez retirada e substituída por uma lente intraocular, a catarata não voltará mais. O que pode ocorrer em alguns casos é um processo de fibrose na membrana que serve como suporte para lente intraocular. Dependendo da intensidade dessa fibrose a membrana pode se tornar opaca prejudicando a visão. Para resolver essa opacidade é recomendo um procedimento denominado de capsulotomia por Yag LASER. Este procedimento é realizado em caráter ambulatorial, é indolor e, quando indicado, traz melhora significativa da visão
Doenças como glaucoma e diabetes também podem favorecer o surgimento de catarata.
Comments