Ceratocone é uma doença da córnea que aumenta a curvatura de forma irregular. Uma das principais causas está na mão: o hábito de coçar os olhos.
Como vimos em nossa página do Facebook, a prática de coçar os olhos parece inofensiva, seja quando acordamos, quando estamos cansados ou simplesmente quando damos aquela pausa na frente do computador. Esta prática às vezes involuntária, traz riscos à visão e deve ser evitada em qualquer idade.
A doença é hereditária, ou seja, se você tem algum parente com a doença, sua chance de ter ceratocone é maior. Geralmente as pessoas com a doença têm altos graus de astigmatismo e miopia, comprometendo a visão.
O Ceratocone é uma doença caracterizada pelo encurvamento e afinamento progressivos da córnea, membrana transparente que protege o olho e tem como um dos fatores associados o hábito frequente de coçar ou esfregar os olhos.
Entenda o que é o Ceratocone
Alguns estudos indicam que o Ceratocone pode estar relacionado a mudanças físicas e bioquímicas no tecido corneano. Entretanto, é importante destacar que muitos pacientes têm alergia ocular, com consequente coceira nos olhos. O ato de coçá-los com frequência está diretamente ligado ao afinamento da córnea, uma das características da doença.
A córnea normal tem um formato arredondado, quase esférico, o que faz com que as imagens sejam focalizadas corretamente. Com Ceratocone, ela sofre uma deformação progressiva, com sua resistência e elasticidade alteradas, deixando-a mais fina e com formato cônico, por isso, o nome da doença.
Muitos pacientes não percebem o Ceratocone em seu início, quando a córnea começa a se curvar, por este motivo, a campanha Junho Violeta é extremamente importante para disseminar o conhecimento e incentivar uma postura de atenção com um bem tão importante para todos nós, a visão. É importante procurar auxílio médico não só quando o problema vem à tona! A consulta regular ao Oftalmologista é indispensável para mantermos a saúde ocular em dia e procurar tratamento logo que algum problema for detectado na fase inicial.
Quais os sintomas?
Geralmente, o Ceratocone surge na segunda década de vida (entre 10 e 20 anos) e Os sintomas são:
• Dificuldade para enxergar
• Sensibilidade à luz.
Tratamento
Depende do gráu de acometimento, pois a doença possui vários estágios e diversos tratamentos.
Na fase inicial, a visão pode ser corrigida com o uso de óculos ou lentes de contato.
No estágio moderado, o uso de lentes de contato específicas para Ceratocone pode ser necessário ou, se houver intolerância às lentes, as opções são os procedimentos cirúrgicos, como Implante de Anel Intraestromal ou o Crosslinking.
No caso do Anel, consiste em implantar segmentos de anel dentro da córnea para melhorar sua deformidade, evitando em vários casos o transplante.
Já no Crosslinking o uso de riboflavina( vitamina B2), associado à luz UVA emitida por uma fonte, aumenta a ligação das fibras de colágeno da córnea, o que a enrijece, evitando a progressão da doença.
A última opção para os estágios mais avançados, é o transplante de córnea, procedimento cirúrgico onde precisamos de um doador saudável. As taxas de rejeição são baixas e o resultado costuma ser satisfatório.
Comentarios