Distinguir o que faz sentido e o que é puro mito, requer entender sobre o assunto. Conheça algumas crenças comuns e conheça nossa explicação sobre elas.
Como vimos em nossa página no Facebook e Instagram, separamos alguns mitos comuns de ouvirmos sobre a saúde ocular. Mas afinal, qual delas faz sentido?
Quem nunca ouviu comentários sobre saúde ocular passado de geração a geração e ficou com curiosidade para saber se de fato é verdade ou mito?
Para esclarecer certos mitos que ouvimos e trazer o que de fato faz sentido, separamos alguns comentários. Veja algumas delas:
1) Pessoas que têm o hábito da leitura tendem a ficar com as vistas desgastadas?
Ao contrário do que pensa boa parte das pessoas, ler com frequência não causa desgaste à visão. A presbiopia, que é a vista cansada, costuma aparecer por volta dos 40 anos de idade, e isso não está relacionado ao hábito da leitura. À medida que os anos vão passando, o cristalino tende a perder o poder de acomodação, o que gera dificuldade de enxergar de perto. Nesses casos, é indicado o uso de óculos, que deve ser prescrito por um especialista, de acordo com o grau de dificuldade de cada paciente.
2) Lavar os olhos com água corrente pode ajudar no ressecamento das vistas?
Esse é mais um mito. O ressecamento dos olhos ocorre por causa da diminuição de lágrima ou por uma alteração na composição química da lágrima. Esse problema pode estar associado a inúmeras causas. Frequentemente, está ligado às doenças reumáticas.
Outros fatores que podem causar essa alteração ocular são: a idade avançada e o uso de medicamentos como antidepressivos, menopausa, diuréticos, betabloqueadores e antialérgicos. Esses casos costumam ser tratados com um colírio lubrificante. Existem também os casos mais complexos de ressecamento ocular, que podem implicar na necessidade de obstrução do ponto lacrimal, essa interferência pode ser definitiva ou temporária.
3) Os óculos de grau devem ser trocados anualmente?
A troca de óculos é algo que varia de acordo com cada caso. Essa mudança não deve, necessariamente, ocorrer a cada ano. Porém, é importante entender que as lentes dos óculos sofrem alterações na matéria devido ao tempo de uso. Dessa forma, é importante procurar um médico periodicamente para avaliar se é necessário fazer essa manutenção.
4) Ficar próximo à televisão e ao celular pode prejudica os olhos?
Não é aconselhável, ficar próximo de qualquer aparelho eletrônico, devido à luz azul que eles emitem e, também, porque favorecem o aumento da miopia.
5) Ler com pouca luminosidade prejudica sua visão?
A leitura em pouca luz causa fadiga nos olhos, o que gera um desconforto ocular. Mas isso não representa, necessariamente, uma alteração na visão, apenas um desconforto.
6) Comer cenouras melhora a sua visão?
Este mito não é totalmente falso. Cenouras são ricas em vitamina A, um nutriente que é importante para os olhos. Mas você pode obter esta vitamina de outros alimentos, tais como espargos, batata-doce e damascos. O que importa é uma dieta equilibrada. A menos que você sofra de deficiência de vitamina A, que é rara nos países desenvolvidos, sua visão não vai melhorar magicamente
7) O uso do computador pode danificar os olhos?
De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia, o uso do computador não irá prejudicar os olhos. No entanto, usar um computador por longos períodos de tempo pode causar síndrome de visão de computador. Nós tendemos a piscar menos quando estamos nos concentrando em tarefas como ler e usar computadores. Isso leva a olhos secos e tensão ocular.
Incentive seus filhos a fazer pausas frequentes usando computador e jogando videogames. Aplicar a regra 20/20/20 – olhar para um objeto que está a 20 metros de distância (como olhar para fora da janela) por 20 segundos a cada intervalo de 20 minutos. Além disso, não se esqueça de piscar muitas vezes. Piscando, você relaxa e lubrifica os olhos.
8) Apenas homens nascem com daltonismo?
Ser daltônico é ter um senti do alterado de certas cores, principalmente entre verdes e vermelhos. Os homens são muito mais propensos a desenvolver daltonismo, entretanto, as mulheres também podem ter o problema. Estima-se que existe 8% da população masculina com algum tipo de deficiência de cor, enquanto menos de 1% das mulheres são afetadas.
9) À medida que envelhecemos, os problemas com a visão são inevitáveis?
Não é uma regra, mas a idade avançada pode, de fato, favorecer doenças oculares, como o glaucoma, cataratas, degeneração macular ou retinopatia diabética. Por isso, no caso dos idosos, as consultas periódicas com o oftalmologista são ainda mais indispensáveis.
Comments