Saiba identificar os sinais.
Como visto em nosso Facebook e Instagram, algumas doenças oculares não apresentam sintomas, aparecendo apenas nos estágios avançados, por isso a necessidade de visitar regularmente um oftalmologista é extremamente importante para o diagnóstico e o tratamento imediato.
Contudo, há complicações oculares que nos afligem e logo corremos ao oftalmologista para resolver este incomodo, como:
Vermelhidão:
Tanto a exposição a agentes externos (como radiação solar, cloro, etc.) quanto infecções por vírus ou bactérias, podem deixar os olhos vermelhos. Além disso, Conjuntivite, Glaucoma, Uveíte (inflamação nas estruturas internas do globo ocular) e a Esclerite (inflamação na parte branca do olho) também podem causar vermelhidão. Em qualquer um desses casos, procure um médico e não tome ou aplique nenhum medicamento sem prescrição.
Sensibilidade à luz:
Esse problema também é chamado de fotofobia, e pode ser um sintoma de doenças como degeneração macular relacionada à idade (DMRI), edema macular diabético, ou alguma lesão na córnea. O sintoma também pode se manifestar em pessoas que trabalham durante muitas horas em frente ao computador. Caso isso aconteça contigo, procure um médico.
Visão embaçada:
É um sintoma bem comum. Trata-se de uma espécie de névoa que impede que a pessoa enxergue alguns detalhes com nitidez. A visão embaçada pode ser sinal de doenças como catarata, presbiopia (vista cansada), Glaucoma, DMRI, entre outras.
Visão dupla:
A causa pode ser uma diferença de grau, o estrabismo, a diabetes, ou até mesmo uma emergência como, por exemplo, um acidente vascular cerebral (AVC). O sintoma ainda pode estar relacionado a síndromes que são tratadas por oftalmologistas ou neurologistas. Em caso de emergência, procure um médico imediatamente.
Manchas:
Há diversos tipos de manchas na visão. O problema pode estar relacionado à DMRI, hemorragia vítrea, descolamento de retina ou catarata. Somente o oftalmologista pode diagnosticar, por meio da queixa do paciente e da realização de exames.
Dificuldade para distinguir cores:
A doença ocular que apresenta a dificuldade de enxergar cores mais conhecida é o daltonismo. Porém, há outras condições que prejudicam a capacidade de ver cores ou distinguir detalhes, como a Catarata, a DMRI e o Glaucoma.
Caso você apresente algum desses sintomas, procure um oftalmologista. A regularidade das visitas garante que qualquer problema seja identificado ainda no começo, facilitando um possível tratamento e aumentando a sua efetividade.
Comments