Perigo está relacionado a hemorragias e formação de depósitos de anticorpos nas artérias
O aumento nos casos de Dengue em Araraquara, preocupam não apenas as autoridades, mas a população que convive com o risco do mosquito transmissor estar por perto.
Os sintomas causados pela picada são conhecidos por todos, porém, outro órgão do nosso corpo que fica comprometido, é a visão. A demora na busca por tratamento pode causar graves distúrbios oculares que nem sempre são percebidos.
Mas porque a picada pode causar problemas para a visão?
Ao sermos picados, estamos expostos a tipos de diferentes vírus que podem causar hemorragia na retina, camada de células nervosas que fica no fundo do olho, responsável por transmitir as imagens que estamos enxergando para o cérebro.
Até mesmo a Dengue clássica, considerada menos perigosa, pode afetar o revestimento interno dos olhos, coroide e a retina. Por isso a recomendação é consultar um oftalmologista antes de completar 7 dias do diagnóstico. Isso porque para combater o vírus nosso sistema imune forma anticorpos que alteram a corrente sanguínea. As principais mudanças no sangue são:
- Diminuição do número de glóbulos brancos e linfócitos responsáveis pela defesa do organismo.
- Queda das plaquetas que respondem pela coagulação.
A queda de plaquetas aumenta o risco de hemorragia subconjuntival ou intraocular, inclusive em quem nunca foi contaminado pela Dengue. Já a oclusão vascular, precipitada pelo depósito de anticorpos nas paredes internas das artérias e vasos aumentam o risco de derrame intraocular.
Lembre-se, manchas vermelhas na pele, febre, dor nas articulações, olhos e músculos são os primeiros sinais de alerta da doença. Mesmo quem nunca foi infectado deve passar por consultas a um médico oftalmologista.
Comments